Pr Renato disse: “A oração com voto Deus não resiste!”

Culto da Família! 

A oração com voto Deus não resiste!”

IMG_8490 (2)

Foi nesta abençoada manhã de domingo(31/07/2016), que o Espírito Santo de Deus, através da vida do Pastor Renato, nos ensinou quão importante é a oração, e o efeito que ela produz quando realizada de forma sincera, e nesse entendimento começou a ministrar o último dia do mês em que falamos sobre oração.

Dessa forma o Pastor Renato nos convidou a abrir no livro de ISamuel 1: 9-11, que diz:

“9 Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor

10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.

11 E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”

E disse à Igreja: A oração com voto Deus não resiste!”

Começou contando um pouco da história de Ana, inicialmente que na cidade de Ramá, na terra de Efraim, existia 1(um) homem, e ele possuía 02 (duas) mulheres, Ana e Penina.

Segundo seu entendimento, o Pastor Renato nos explicou que naquela época deveria existir a casa de Ana e a casa de Penina.

IMG_8500 (2)

E disse mais, imagina um homem com 02(duas) mulheres! E concluiu que desde a época de Adão quando Deus fez a mulher de uma de suas costelas, fez o homem para ter 01 mulher.

E exemplificou como homens que têm mais de uma mulher se prejudicam ao longo da história, dando por exemplo a Salomão que possuía mais de 700 mulheres, e acabou se desviando por causa de algumas delas. Citou também a Davi, que pecou por causa de uma mulher casada.

Dando seguimento a passagem bíblica, disse que Penina tinha vários filhos, entretanto, Ana não tinha nenhum filho, e estava constantemente triste e chorando.

Relata a Palavra que Elcana embora não tivesse filhos com Ana, a amava mais que a Penina. Em meio a uma ilustração o Pastor Renato nos leva a imaginar como era a chegada de Elcana a casa de Ana, ao invés de recebê-lo com alegria, demonstrava a ele sua tristeza e descontentamento.

Ao ponto de Elcana indagar a Ana, “O que é melhor para você? Eu ou 10 filhos?

O Pastor Renato imaginava o que era reservado para Elcana toda as vezes que chegava a casa de Ana, uma mulher sempre queixosa, chorando, amargurada e triste, e indagou: Que homem quer uma mulher assim?

Diz a Palavra que Elcana servia e era temente a Deus. Que uma vez ao ano se dirigia para Siló, local em que os juízes, pois era o local de adoração.

Segundo nos relatou o Pastor Renato, Elcana e sua família caminhavam até Siló para adorar a Deus e prestar sacrifícios porque o Senhor os abençoou.

É nessa época que aconteciam os encontros entre Penina e Ana.

E com isso o Pastor Renato fez um comparativo com as mulheres de hoje, que estão em suas casas tristes e amarguradas, e não tomam posse da sua benção.

IMG_8504 (2)

Ana atormentava com seu choro e seu lamurio, ao marido Elcana que nada podia fazer por ela.

A Bíblia relata que quando Elcana realiza o sacrifício, alimentava os filhos e entregava porção dobrada a Ana, e ainda que Penina fazia questão de provocar e irritar a Ana que não havia gerado nenhum filho até aquele momento, e Penina a irritava de todas as maneiras possíveis e imagináveis.

Já Ana não suportava mais aquela humilhação, e dessa forma durante a ida anual a Siló, ela não comeu, nem bebeu, mas tomou uma posição com Deus.

E no local onde todos se reuniam para adoração, enquanto todos se alimentavam, ela se pôs de joelhos a orar. Diz a Palavra que ao se levantar para orar, o fez com amargura de alma, entristecida.

Nesse momento, o Pastor Renato nos fala das 3 qualidades necessárias para Deus responder a nossa oração:

  • Sinceridade

Ana se levantou com amargura de alma, entretanto, orou com sinceridade.

  • Coração quebrantado

Diz a palavra que ela chorou abundantemente, sinal de coração quebrantado, condição necessária para Deus responder a oração.

Quando você ora com o coração quebrantado, Deus não resiste!

Não adianta inventar belas palavras na oração, se elas não forem sinceras e se o coração não estiver quebrantado.

  • Voto

Ana fez um voto!

E como bem disse o Pastor Renato:

“A oração com voto Deus não resiste!”

Quando fazemos um voto, Deus sabe se você vai cumprir ou não.

Dessa forma, advertiu a Igreja dizendo: “Não faça voto se você não vai conseguir cumprir, ou achar muito difícil. Não faça voto de tolo, pois Deus não recebe, nem atende a sua oração.”

E asseverou: “Somente faça o voto se você tiver certeza que vai cumprir”.

IMG_8484 (2)

Ana fez um voto, e foi específica e com propósito, pois o desejo do seu coração era conceber um filho, e disse que se a criança fosse um filho varão, ela o devolveria ao Senhor, e Deus ouviu a oração de Ana!

Deus não só ouviu a oração de Ana, mas também mudou o coração dela, e segundo o relato da palavra diz que próximo a ela, e enquanto orava, estava o sacerdote Eli, que interpretou seu sofrimento como embriagues, e nesse entendimento o Pastor Renato lança uma pergunta: Por que Eli achou que Ana estivesse embriagada?

Em seguida responde ao seu questionamento: Embora Eli fosse bom, estava perdido por conta do pecado dos seus filhos que também eram sacerdotes no templo e devido a sua omissão diante dessa situação, estava morto espiritualmente. Os filhos fizeram com que ele se desviasse da presença de Deus.

Ao ponto da mulher (Ana) estar chorando, tamanha a sua dor, e o sacerdote (Eli) pensar que ela na realidade estaria embriagada.

Conforme se lê em I Samuel 1:12-14: 

“12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.

13 Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.

14 E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.”

O Sacerdote estava morto espiritualmente!!!

Após orar com muita fé e se justificar diante da indagação do sacerdote Eli, diz a palavra que Ana saiu alegre, comeu e bebeu, pois para o sacrifício anual levava vários dias, pois caminhavam até Siló.

IMG_8545 (2)

Conforme relatou o Pastor Renato, está escrito em 1 Samuel 1:19 que ao regressarem para sua casa em Ramá, Elcana coabitou com Ana sua mulher, e diz a palavra que nesse momento Deus se lembrou dela.

Por que? Perguntou o Pastor Renato, simples disse ele, o coração de Ana não estava mais amargurado e triste.

Disse mais: “Quando terminamos uma oração, Deus conforta o nosso coração.”

A Bíblia menciona que após esse fato, Ana concebeu. E teve um filho varão, o qual chamou por Samuel. Ele foi um dos grandes profetas que estão relatados na Bíblia.

No ano seguinte, como de costume Elcana foi prestar sacrifício em Siló, mas Ana não foi, ficou cuidando do recém-nascido Samuel.

Segundo historiadores, naquela época as mulheres amamentavam seus filhos aproximadamente até os 4 anos de idade.

Após ser desmamado (I Samuel 1:24), Ana o levou para ser entregue na casa do Senhor.

Diz ainda, que Ana o entregou na Casa do Senhor como havia se comprometido em seu voto! E ao chegar disse ao Sacerdote, sou aquela mulher que aqui esteve contigo e chorava desesperadamente, mas Deus atendeu a minha petição, e eu vim cumprir o meu voto!

Dessa forma o Pastor Renato indagou: e se fosse você que tivesse feito essa oração? Você entregaria seu único filho?

Após deixar Samuel na Casa do Senhor, Ana voltou para Ramá, e diz a palavra que Ana se dirigia anualmente a Siló para prestar sacrifício e ver Samuel, tendo ainda Deus permitido que Ana gerasse mais cinco filhos, tenho 6 no total.

Disse ainda que, tem algo que se você não fizer Deus não vai responder a sua oração, pois para a oração ser eficaz você tem que orar a Deus, em Nome de Jesus!

Pois Jesus é o Caminho, como está em Atos 4:10, e Ele está diante de nós!

A oração para ter eficiência tem que ser em Nome de Jesus! Pois somente Nele há salvação! Como está em Atos 4:11-12!

Assim como está escrito em João 14:6 :

“6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

O Pastor Renato falou que 4 coisas obtemos por meio do Caminho, que é Jesus e em Nome de Jesus: 

  • Ele é o caminho nas bênçãos

Ele quer abençoar a todos! Todos tem a oportunidade de serem abençoados!

  • Ele é o caminho seguro, Proteção

Ele é quem nos protege. Se Ele não nos proteger e guardar não tem jeito. Ele é a proteção!

  • Ele é o caminho para a Salvação

Ele é o único caminho para a salvação, não existe outro.

  • Ele é o caminho para a Vida Eterna

Somente Ele pode nos conduzir para a Vida Eterna, onde os males do corpo físico, os problemas financeiros, a angústia e a dor não mais existirão.

“Jesus é o caminho para a vida eterna!”

IMG_8501 (2)

Disse o Pastor Renato que a Bíblia diz que o homem vive em média até os 70 anos, e que após isso o que passa é cansaço. E indagou a Igreja, o que seria de nós viver 80, 90, 100 anos? Seria tão somente cansaço!

Mas Jesus é eterno! E assim como no Éden não vai ter fome, sofrimento!

Jesus ao morrer na cruz, a aliança que conduz a vida eterna foi novamente restaurada.

Em um testemunho pessoal declarou o Pastor Renato: “Eu larguei tudo desse mundo para caminhar com Jesus!”

Mencionou ainda que, um dos inimigos do cristão é o mundo, nele existem pratos e manjares que fazem com que as pessoas percam a salvação.

De tal forma que o inimigo mente tanto, ao ponto de enganar as pessoas e ludibriando-as, induzindo-as a pecar.

Citou como exemplo, o inimigo ao fazer as pessoas acreditarem que o consumo de álcool não tem problema se você não causa escândalo, se você bebe “socialmente”.

Mas será que Jesus, sabendo que beber é: 1º prejudicial a saúde; 2º a porta para muitos justificarem abusos sexuais, estupros, espancamento de mulher, homicídios e demais atrocidades. Será que Jesus beberia “socialmente” e seria como o sacerdote Eli, OMISSO, e por conseguinte solidário a esses pecados????

Acreditamos que não, pois Jesus não ajudaria a enriquecer, e a financiar a indústria do álcool!!! Pois não combina com a essência de Jesus!!! Que o Espírito Santo possa abrir o seu entendimento.

Em suma o  Pr Renato finalizou assim:

“O que nos liberta é a Palavra, e a palavra é Jesus!”

“Faça um voto! E que esse voto seja viver como e em nome de Jesus!!!”

“Faça como Ana, entregue algo valioso para Jesus!!! Entregue a sua vida!!! Que ela seja o seu voto, tudo em nome de Jesus!!!!”

Local:

Rua Paranapanema, 35 – Vila São Bento

São José dos Campos

Logo AMA sem fundo

 

Um comentário em “Pr Renato disse: “A oração com voto Deus não resiste!”

Deixe uma resposta